Astrologia
3 participantes
Página 1 de 1
Astrologia
Não existe adivinhar. Existe ler os sinais!
A dúvida que talvez assalte a muitos, com a relação a astrologia, é quanto a sua credibilidade. Muitos se questionam como pode a posição dos astros, que se encontram tão distantes de nós, interferir em aspectos da nossa vida e/ou personalidade.Tal questionamento é bastante plausível, principalmente quando se observa a grande massa de pessoas que acreditam em horóscopos diários feitos sob medida, nos moldes da auto ajuda.
Diante da necessidade de explicar de forma sucinta e correta como se dá a interação entre os astros e o homem, várias teorias foram elaboradas, e embora algumas tenham sido derrubadas pela ciência, outras permanecem válidas, servindo como um norte para a melhor compreensão do sistema astrológico.
Tais teorias explicativas poderiam ser divididas em dois grandes grupos; o grupo das Teorias Causais e o grupo das Teorias Harmônicas.
TEORIAS CAUSAIS:: Que atribui aos astros a causa das influências exercidas sobre nós, sendo defendida por estudiosos como São Tomás de Aquino.
Destacando-se dentre estas a Teoria Gravitacional, Teoria da Ressonância Magnética e a Teoria da Simpatia.
TEORIAS HARMÔNICAS: Defensora da ideia de que os astros são apenas palavras que compõem um grande texto, e que a partir da observação destas palavras soltas seria possível ter um pequeno vislumbre do texto original. Para a teoria harmônica, defendida inclusive por Plotino, não são os astros propriamente ditos que interferem em nossa vida, eles são apenas um sinal que demonstra uma influencia muito maior atuando por trás deles.
Com o advento da ciência e suas descobertas no campo das astronomia e da física, as teorias causais foram, com razão, colocadas de lado, mas ainda hoje parece existir alguns seguidores desta crença, atuando na elaboração dos famosos horóscopos diários, revistas com previsões para o ano que se inicia e bizarras tabelas de sinastrías.
Todavia, a teoria harmônica (ou sincrônica) permanece como a que mais de aproxima de uma explicação final, pois ela é pautada, basicamente, na Teoria da Sincronicidade de Jung, admitindo que dois eventos, aparentemente desconectados, possam estar relacionados, entre si, pelo seu significado. Ou seja, os astros seriam como ponteiros de um relógio que embora marque as horas não é os criador dela, como afirma a astróloga e psicóloga americana Liz Greene:
Os posicionamentos do céu num determinado momento, por refletirem as qualidades desse momento, refletem também as qualidades de qualquer outra coisa nascida nesse momento. (…) Um não causa o outro; estão sincronizados e refletem-se mutuamente.
Desta forma, nem mesmo aquilo que se convencionou chamar de influencia de saturno, influencia de marte, influencia da lua e etc, estaria correto, pois os astros não são os influenciadores*, mas sim os demonstradores de certas influências. O mais correto então seria dizer que tal coisa, ritual ou dia, está sincronizado com determinado astro, pois como sabemos O que está em cima é como o que está embaixo e o que está embaixo é como o que está em cima.
Ps. Exceto no caso do Sol, da Lua e da própria Terra, que devido a sua gravidade exercem grandes influências sobre os indivíduos (como abordarei mais adiante)
Nienna- Neófito
Re: Astrologia
Eu sou meio radical em algumas coisas,
Eu entendo que somos influenciados mutuamente,
Eu influencio os astros e eles me influenciam
Um não é determinante do outro mas sim uma tendência
Nada é determinado e sim provável.
Afinal somos partes de um todo: Adam Ha Rishon
"O Homem é um Grande Universo, o Universo é um Grande Homem"
Saudações!
Eu entendo que somos influenciados mutuamente,
Um não é determinante do outro mas sim uma tendência
Nada é determinado e sim provável.
Afinal somos partes de um todo: Adam Ha Rishon
"O Homem é um Grande Universo, o Universo é um Grande Homem"
Saudações!
Malklord escreveu:
Discorra, por favor.
Nienna- Neófito
Eu sou parte integrante do todo, o meu nascimento neste mundo, ou melhor o momento da minha encarnação é por mim determinado a depender do meu grau de lucidez.
Além disto eu, conscientemente posso afetar meu planeta ( e consequentemente outros mundos) em graus variados, a depender das minhas potencialidades.
Além disso aquele que corrige a si mesmo corrige o mundo.
Desta maneira eu posso ter nascido sob o signo de leão (voltado para o ego e orgulhoso)
Mas a minha correção afeta em larga escala todos os seres, inclusive os próprios astros.
Ou seja eu nasci sobre uma tendência mas minha condução afeta a realidade como um todo e corrige os vasos de mesma ressonância.
Mas isso obviamente isso é muito amplo e maior do que podemos pensar.
Você achou realmente que eu falaria algo sem bases?
Mas claro, discorra sobre seus argumentos,
Saudações!
Além disto eu, conscientemente posso afetar meu planeta ( e consequentemente outros mundos) em graus variados, a depender das minhas potencialidades.
Desta maneira eu posso ter nascido sob o signo de leão (voltado para o ego e orgulhoso)
Mas a minha correção afeta em larga escala todos os seres, inclusive os próprios astros.
Ou seja eu nasci sobre uma tendência mas minha condução afeta a realidade como um todo e corrige os vasos de mesma ressonância.
Mas isso obviamente isso é muito amplo e maior do que podemos pensar.
Mas claro, discorra sobre seus argumentos,
Saudações!
Malklord escreveu:
Acho que me conhece ha tempo suficiente pra saber que quando lhe peço para discorrer sobre um tema é pq desejo conhecer sua opinião e não confirmar se possui bases ou não.
Malklord escreveu:
...eu, conscientemente posso afetar meu planeta ( e consequentemente outros mundos) em graus variados, a depender das minhas potencialidades.
Por outros mundos você quis dizer outros planos?
Afetar de que forma?
Me desculpe meu ceticismo, mas não dou a nossa espécie crédito suficiente para acreditar que ela possa interferir em outros mundos (exceto Marte, por enquanto. srsrs)
Vejo que o ser humano afeta seu planeta (no plano físico e moral também), mas se existem outros seres em outros mundos muito distantes, não acredito que essa nossa influencia se estenda até lá.
Mas posso ter te interpretado mal, então sinta-se a vontade para pontuar.
Malklord escreveu:
Mas a minha correção afeta em larga escala todos os seres
Concordo, a teoria do centésimo macaco (ressonância mórfica) segue essa mesma premissa.
A questão é que eu, Nienna, não acredito que Saturno, Júpiter ou Urano enviem vibrações que determinarão alguns aspectos da vida de um indivíduo. É duro pra quem, assim como eu, acreditou na astrologia convencional durante boa parte da vida, mas isso é o que tenho visto em meus estudos.
Ainda que eu volte a aceitar que estes planetas exerçam certa influência, não consigo compreender como nós humanos poderíamos alterará-la e vou explicar o pq.
SOL, TERRA e LUA, possuem um campo eletromagnético próprio que, conforme a ciência já comprovou, exerce uma grande influencia sobre os seres humanos. (Um exemplo disso é a relação entre eletromagnetismo e transtornos afetivos, tanto o bipolar quanto o sazonal) Mas veja bem, essa influência não se dá especificamente a nós humanos, mas a todos os animais, alterando padrões de comportamento e outros aspéctos.
Ou seja, o Sol não está lá para nos influenciar, ele simplesmente está lá e como consequência de sermos seres dependentes do mesmo, sofremos sua influencia.
Logo, ao meu ver, o indivíduo pode mudar o que for em sua vida e acabar até mesmo provocando uma mudança maior (ressonância mórfica), mas isso não vai afetar em nada o SOL, ele vai continuar lá, emitindo a vibração que sempre emitiu, até o dia em que se transformar em uma super nova.
Mas vc não precisa acreditar no que estou dizendo, não tenho a intenção de demovê-lo de suas crenças, estou apenas esclarecendo a minha. Portanto, sinta-se a vontade para debatê-la.
Nienna- Neófito
Durante um bom tempo duvidei da Astrologia, mas acabei recebendo provas que fizeram
com que eu mudasse de ideia, uma questão permaneceu aberta durante mais um tempo.
Eu pude comprovar que ela funcionava, mas ainda me perguntava como, havia muitos estudos
que diziam que isso era impossível, ou pelo menos da maneira que estava sendo explicada até então.
O que devemos levar em consideração é que quase nada na filosofia oculta é ao pé da letra, caso fosse
qualquer profano poderia pegar alguns livros e se dizer versado em ocultismo, esta Arte
exige pensar, por isso se chama filosofia oculta. Mas vamos lá, temos plantas solares, plantas lunares,
plantas de Saturno, Júpiter, Vênus, Marte e Mercúrio, estas plantas obviamente não brotaram nestes planetas e
também não acredito que recebam vibrações destes, o que acontece é o seguinte:
Todas as plantas possuem propriedades, tanto no uso medicinal quanto no mágicko, com base nestas características
os sábios do passado dividiram elas por "famílias", cada uma das famílias recebeu o nome de um astro de acordo
com as características mitológicas dos mesmos, ou seja, puramente simbólico. Da mesma forma não acredito que as
características de uma pessoa que nasceu dentro da regência solar esteja relacionado ao astro Sol, mas ao simbolismo
mitológico do mesmo, um evento sincromístico ligado ao momento do nascimento com raízes arquetípicas.
Desta forma o que está em cima(no caso os planetas) não afeta o que está embaixo, embora tenha a energia semelhante, mas
o que está embaixo funciona como um reflexo dos mesmos.
Alguém com a influência do Sol no seu mapa astral, não recebe nada do astro em questão, mas divide com ele a mesma natureza.
com que eu mudasse de ideia, uma questão permaneceu aberta durante mais um tempo.
Eu pude comprovar que ela funcionava, mas ainda me perguntava como, havia muitos estudos
que diziam que isso era impossível, ou pelo menos da maneira que estava sendo explicada até então.
O que devemos levar em consideração é que quase nada na filosofia oculta é ao pé da letra, caso fosse
qualquer profano poderia pegar alguns livros e se dizer versado em ocultismo, esta Arte
exige pensar, por isso se chama filosofia oculta. Mas vamos lá, temos plantas solares, plantas lunares,
plantas de Saturno, Júpiter, Vênus, Marte e Mercúrio, estas plantas obviamente não brotaram nestes planetas e
também não acredito que recebam vibrações destes, o que acontece é o seguinte:
Todas as plantas possuem propriedades, tanto no uso medicinal quanto no mágicko, com base nestas características
os sábios do passado dividiram elas por "famílias", cada uma das famílias recebeu o nome de um astro de acordo
com as características mitológicas dos mesmos, ou seja, puramente simbólico. Da mesma forma não acredito que as
características de uma pessoa que nasceu dentro da regência solar esteja relacionado ao astro Sol, mas ao simbolismo
mitológico do mesmo, um evento sincromístico ligado ao momento do nascimento com raízes arquetípicas.
G. O. Mebes escreveu:O que está em cima não é igual ao que está embaixo, mas equivalente.
Desta forma o que está em cima(no caso os planetas) não afeta o que está embaixo, embora tenha a energia semelhante, mas
o que está embaixo funciona como um reflexo dos mesmos.
Alguém com a influência do Sol no seu mapa astral, não recebe nada do astro em questão, mas divide com ele a mesma natureza.
Neo- Adepto
Opa,
Vejo que virou uma DR:
Ok, eu entendi o erroneamente pois me pareceu uma certa dúvida da situação,
Mas vamos ao ponto central do meu argumento, eu enxergo o mundo como um único organismo, Adam Ha Rishon, e que sim as influências de cada parte deste organismo são mutuas.
Não acredito em predestinação, mas acredito que determinados fatores influenciam no comportamento dos indivíduos ( o ambiente cria condições para o ser se desenvolver ) e a correção nos coloca no caminho de alterar o ambiente dos outros seres (sejam eles corpos celestes ou criaturas como nós).
Sim outros planos, outros planetas, outras criaturas.
Tudo é um, tudo está interligado em infinitos graus de influência, são forças que que se chocam e criam padrões muito além da nossa compreensão.
Entendo seu ceticismo, mas eu já vi coisas o suficiente para saber que muito do que vemos nesse mundo é apenas um infinitésima parte do todo.
E Por isso repito influenciamos sim a Criação em nossas ínfimas ações.
É claro que existe um limite para isso, afinal ainda não somo seres cósmicos capazes das maravilhas a que estamos destinados a ser.
De qualquer maneira se a ofendi peço desculpas pois de fato compreendi mal a sua colocação.
Saudações!
Vejo que virou uma DR:
Nienna escreveu:Acho que me conhece ha tempo suficiente pra saber que quando lhe peço para discorrer sobre um tema é pq desejo conhecer sua opinião e não confirmar se possui bases ou não.
Ok, eu entendi o erroneamente pois me pareceu uma certa dúvida da situação,
Mas vamos ao ponto central do meu argumento, eu enxergo o mundo como um único organismo, Adam Ha Rishon, e que sim as influências de cada parte deste organismo são mutuas.
Não acredito em predestinação, mas acredito que determinados fatores influenciam no comportamento dos indivíduos ( o ambiente cria condições para o ser se desenvolver ) e a correção nos coloca no caminho de alterar o ambiente dos outros seres (sejam eles corpos celestes ou criaturas como nós).
Nienna escreveu:Por outros mundos você quis dizer outros planos?
Afetar de que forma?
Me desculpe meu ceticismo, mas não dou a nossa espécie crédito suficiente para acreditar que ela possa interferir em outros mundos (exceto Marte, por enquanto. srsrs)
Sim outros planos, outros planetas, outras criaturas.
Tudo é um, tudo está interligado em infinitos graus de influência, são forças que que se chocam e criam padrões muito além da nossa compreensão.
Entendo seu ceticismo, mas eu já vi coisas o suficiente para saber que muito do que vemos nesse mundo é apenas um infinitésima parte do todo.
E Por isso repito influenciamos sim a Criação em nossas ínfimas ações.
É claro que existe um limite para isso, afinal ainda não somo seres cósmicos capazes das maravilhas a que estamos destinados a ser.
De qualquer maneira se a ofendi peço desculpas pois de fato compreendi mal a sua colocação.
Saudações!
Concordo com a visão de organismo.
Acredito que o Sistema Solar funcione como um eco
da Unidade, onde cada parte que o compõe está interligada dando origem a uma coisa una, também acredito que nossa raça assim como a dos demais seres vivos deste planeta(o que inclui plantas) são partes fundamentais na energia que nosso planeta exala. Porém não acho que esta influência seja responsável pelas características astrológicas.
Ao meu ver a Astrologia tem suas raízes nas divisões da Unidade, divisões que abrigam familias como as que citei no outro post.
Desta forma um leonino pertence a mesma divisão que o Sol e que uma pedra ou planta solar. Acredito que tudo no Universo esteja dividido desta forma,através do mistério dos números.
Acredito que o Sistema Solar funcione como um eco
da Unidade, onde cada parte que o compõe está interligada dando origem a uma coisa una, também acredito que nossa raça assim como a dos demais seres vivos deste planeta(o que inclui plantas) são partes fundamentais na energia que nosso planeta exala. Porém não acho que esta influência seja responsável pelas características astrológicas.
Ao meu ver a Astrologia tem suas raízes nas divisões da Unidade, divisões que abrigam familias como as que citei no outro post.
Desta forma um leonino pertence a mesma divisão que o Sol e que uma pedra ou planta solar. Acredito que tudo no Universo esteja dividido desta forma,através do mistério dos números.
Neo- Adepto
Concordo com as Famílias vibracionais, inclusive vejo isso como parte fundamental da nossa função junto ao Todo.
No entanto todos os seres estão destinados a perfeição e para tanto adquirem características de cada aspecto da manifestação, sendo assim os seres precisam adquirir todas as virtudes de cada aspecto da manifestação tornando-se completo e integrado.
Desta forma nascemos sob a influência ( leia-se sob determinadas condições) que nos propiciem o desenvolvimento de tais faculdades. O ambiente desta forma molda a criatura transformando-a de acordo com as vibrações vigentes no exato momento de sua concepção, visto que o ato de ligação com a materialidade muito influencia sobre o seu desenvolvimento ( aspectos genéticos).
Obviamente tudo isso não se relaciona apenas com os astros mas todas as condições vigentes no momento.
Mas volto a dizer, nao eh um determinismo mas sim uma linha de tendência evolutiva do ser.
Saudações!
No entanto todos os seres estão destinados a perfeição e para tanto adquirem características de cada aspecto da manifestação, sendo assim os seres precisam adquirir todas as virtudes de cada aspecto da manifestação tornando-se completo e integrado.
Desta forma nascemos sob a influência ( leia-se sob determinadas condições) que nos propiciem o desenvolvimento de tais faculdades. O ambiente desta forma molda a criatura transformando-a de acordo com as vibrações vigentes no exato momento de sua concepção, visto que o ato de ligação com a materialidade muito influencia sobre o seu desenvolvimento ( aspectos genéticos).
Obviamente tudo isso não se relaciona apenas com os astros mas todas as condições vigentes no momento.
Mas volto a dizer, nao eh um determinismo mas sim uma linha de tendência evolutiva do ser.
Saudações!
Muito bom. É neste ponto que pretendo chegar no tópico sobre Alquimia, mas como você mesmo diz; tudo tem o seu momento.Malklord escreveu:Concordo com as Famílias vibracionais, inclusive vejo isso como parte fundamental da nossa função junto ao Todo.
Certo, na questão dos astros acredito que eles não afetam o Homem de forma direta, mas o Sistema Solar na qualidade de organismo faz com queMalklord escreveu:Desta forma nascemos sob a influência ( leia-se sob determinadas condições) que nos propiciem o desenvolvimento de tais faculdades. O ambiente desta forma molda a criatura transformando-a de acordo com as vibrações vigentes no exato momento de sua concepção, visto que o ato de ligação com a materialidade muito influencia sobre o seu desenvolvimento ( aspectos genéticos).
cada Planeta cause algum efeito sobre a Terra, vamos supor que Júpiter não existisse, por exemplo, isso com certeza faria com que todo o resto fosse diferente, da mesma forma
que se um elétron é retirado de um átomo faz com que o mesmo mude sua natureza.
Neste caso Júpiter afeta a Terra, e a Terra afeta o Homem, desta forma não são exatamente as vibrações dos Astros que nos afetam, mas os efeitos dos mesmos com relação a todo
o Sistema Solar e o reflexo disso com relação à Terra e sua natureza física e espiritual, como engrenagens de um relógio gigantesco. Sem os outros astros a Terra seria diferente e consequentemente a gente também. Como exemplo usarei um planeta que não era utilizado pela Astrologia Tradicional; Plutão. Plutão está muito longe para emanar qualquer coisa para a Terra, porém ele emana para o seu vizinho, Netuno(não utilizado pela Astrologia Tradicional), e assim por diante até que chegue a Terra. Sem Plutão todos os outros Planeta seriam diferentes em alguns aspectos e isso estaria refletido na Terra.
Devido as Famílias Vibracionais, creio que as mudanças causadas pelos astros não estejam tão ligadas assim aos aspectos astrológicos dos seres, mas que os próprios astros também
sofram esta influência. Mais tarde postarei sobre a minha teoria do templo, onde farei o possível pra esclarecer alguns pontos.
Esta é minha visão atual, que poderá mudar quando algum fator novo surgir em meus estudos. Estamos sempre aprendendo, mas acho que as três teorias apresentadas neste tópico,
acabam se reconciliando em algum ponto.
Neo- Adepto
Caro Neo,
Concordo com você no ponto em que as presenças ou ausências de corpos celestes, bem como átomos transformam a cadeia do todo,
Mas eu enxergo as "influencias astrológicas" como na verdade campos de força que afetam uma partícula.
Exemplo: Dois astros estão afastados de si no sistema solar, eles tem um campo gravitacional entre si que exerce uma influencia X entre os corpos que estão entre eles, agora imaginemos que eles estão próximos de si a influencia gravitacional e vibracional é completamente diferente.
Como disse, não entendo como o plutão ou qualquer outro astro tendenciando-me a ser orgulhoso, no entanto acredito que eles criam condições ao desenvolvimento de determinadas características. Não que elas sejam determinantes mas que criam condições inclusive necessárias ao florescimento de determinadas habilidades e/ou potencialidades.
Isso não quer dizer que eu esteja correto, apenas é minha forma de ver as coisas.
Saudações!
Concordo com você no ponto em que as presenças ou ausências de corpos celestes, bem como átomos transformam a cadeia do todo,
Mas eu enxergo as "influencias astrológicas" como na verdade campos de força que afetam uma partícula.
Exemplo: Dois astros estão afastados de si no sistema solar, eles tem um campo gravitacional entre si que exerce uma influencia X entre os corpos que estão entre eles, agora imaginemos que eles estão próximos de si a influencia gravitacional e vibracional é completamente diferente.
Como disse, não entendo como o plutão ou qualquer outro astro tendenciando-me a ser orgulhoso, no entanto acredito que eles criam condições ao desenvolvimento de determinadas características. Não que elas sejam determinantes mas que criam condições inclusive necessárias ao florescimento de determinadas habilidades e/ou potencialidades.
Isso não quer dizer que eu esteja correto, apenas é minha forma de ver as coisas.
Saudações!
Dando continuidade.
Como eu dizia anteriormente, Sol, Terra e Lua, exercem influencia comprovada sobre os seres vivos, principalmente os animais (grupo dentro do qual a espécie H s sapiens está inserida). Prova disso é a Teoria Solunar, ou teoria da Atividade Solunar.
Como todos nós sabemos, a Lua exerce uma grande influência sobre a Terra, sendo responsável pelo movimento das marés (preamar e baixa-mar) e velocidade de rotação do nosso planeta, mas além destas verdades incontestáveis, existe também uma teoria que diz existir nos períodos de trânsito lunar (quando a Lua está exatamente no zênite, seja sobre nossas cabeças ou no lado oposto da Terra) uma maior atividade na fauna marinha.
A teoria que propõem este aumento de atividade dos peixes e demais animais marinhos durante o período de trânsito lunar, e consequentemente o alinhamento entre Lua, Terra e Sol (Conjunção), se chama Teoria da Atividade Solunar ou Teoria Solunar. Ela foi proposta em 1926 por John Alden Knight, mas aparentemente já existia muito antes disso, pois foi elaborada a partir da observação de pescadores que se baseavam nela para obter melhores resultados em suas pescarias.
Embora tenha surgido no meio dos pescadores, a Teoria Solunar não deve ser considerada como uma "conversa de pescador", pois para levá-la a público John Knight fez diversas análises sistemáticas dos dados coletados por cientistas e biólogos, até chegar a sua conclusão.
Mas a Teoria Solunar não leva esse nome apenas pela ação da Lua, na realidade ela observa que tal fenômeno só é possível pela ação conjunta das gravidades do Sol e da Lua. (Sol-Lunar= Solunar)
Através da imagem podemos perceber que os períodos de maior atividade solunar são os que ocorrem quando há conjunção entre a Lua o Sol e a Terra, pois nestes momentos existe uma soma entre as gravidades do Sol e da Lua, formando uma maré sensivelmente mais alta que as que ocorrem em quarto crescente ou quarto minguante.
A força da conjunção entre Terra, Sol e Lua é suficientemente forte para afetar, visivelmente, o comportamento dos animais marinhos que durante este período ficam mais agitados. E foi a observação deste fenômeno que permitiu a elaboração da teoria solunar.
Mas você deve estar se perguntando; o que a atividade solunar tem a ver com as demais espécies animais, já que ela se refere única e exclusivamente a fauna marinha?
Na realidade a Teoria Solunar, embora tenha sido proposta inicialmente para explicar a mudança no padrão de comportamento dos animais aquáticos, atualmente tem sido confirmada em outros nichos, como é no caso da nossa espécie. Alguns estudos indicam que a Lua é capaz de provocar leves alterações no campo geomagnético da terra, e como sabemos, o geomagnetismo é também um dos grandes responsáveis por algumas alterações no comportamento de algumas espécies.
Com certeza você já ouviu falar que os loucos ficam mais agitados na Lua cheia, não é mesmo? Uma "bobagem" que os antigos costumavam dizer.
Pois bem, não é tão bobagem assim, atualmente já se sabe que alterações no geomagnetismo são capazes de desencadear crises depressivas (em pessoas predispostas) e potencializar sintomas de transtornos como o TAB (Transtorno Afetivo Bipolar) e o TAS (Transtorno Afetivo Sazonal).
Desta forma, para encerrar esta primeira etapa, deixo-lhes um lembrete:
Como eu dizia anteriormente, Sol, Terra e Lua, exercem influencia comprovada sobre os seres vivos, principalmente os animais (grupo dentro do qual a espécie H s sapiens está inserida). Prova disso é a Teoria Solunar, ou teoria da Atividade Solunar.
Como todos nós sabemos, a Lua exerce uma grande influência sobre a Terra, sendo responsável pelo movimento das marés (preamar e baixa-mar) e velocidade de rotação do nosso planeta, mas além destas verdades incontestáveis, existe também uma teoria que diz existir nos períodos de trânsito lunar (quando a Lua está exatamente no zênite, seja sobre nossas cabeças ou no lado oposto da Terra) uma maior atividade na fauna marinha.
A teoria que propõem este aumento de atividade dos peixes e demais animais marinhos durante o período de trânsito lunar, e consequentemente o alinhamento entre Lua, Terra e Sol (Conjunção), se chama Teoria da Atividade Solunar ou Teoria Solunar. Ela foi proposta em 1926 por John Alden Knight, mas aparentemente já existia muito antes disso, pois foi elaborada a partir da observação de pescadores que se baseavam nela para obter melhores resultados em suas pescarias.
Embora tenha surgido no meio dos pescadores, a Teoria Solunar não deve ser considerada como uma "conversa de pescador", pois para levá-la a público John Knight fez diversas análises sistemáticas dos dados coletados por cientistas e biólogos, até chegar a sua conclusão.
Mas a Teoria Solunar não leva esse nome apenas pela ação da Lua, na realidade ela observa que tal fenômeno só é possível pela ação conjunta das gravidades do Sol e da Lua. (Sol-Lunar= Solunar)
Através da imagem podemos perceber que os períodos de maior atividade solunar são os que ocorrem quando há conjunção entre a Lua o Sol e a Terra, pois nestes momentos existe uma soma entre as gravidades do Sol e da Lua, formando uma maré sensivelmente mais alta que as que ocorrem em quarto crescente ou quarto minguante.
A força da conjunção entre Terra, Sol e Lua é suficientemente forte para afetar, visivelmente, o comportamento dos animais marinhos que durante este período ficam mais agitados. E foi a observação deste fenômeno que permitiu a elaboração da teoria solunar.
Mas você deve estar se perguntando; o que a atividade solunar tem a ver com as demais espécies animais, já que ela se refere única e exclusivamente a fauna marinha?
Na realidade a Teoria Solunar, embora tenha sido proposta inicialmente para explicar a mudança no padrão de comportamento dos animais aquáticos, atualmente tem sido confirmada em outros nichos, como é no caso da nossa espécie. Alguns estudos indicam que a Lua é capaz de provocar leves alterações no campo geomagnético da terra, e como sabemos, o geomagnetismo é também um dos grandes responsáveis por algumas alterações no comportamento de algumas espécies.
Com certeza você já ouviu falar que os loucos ficam mais agitados na Lua cheia, não é mesmo? Uma "bobagem" que os antigos costumavam dizer.
Pois bem, não é tão bobagem assim, atualmente já se sabe que alterações no geomagnetismo são capazes de desencadear crises depressivas (em pessoas predispostas) e potencializar sintomas de transtornos como o TAB (Transtorno Afetivo Bipolar) e o TAS (Transtorno Afetivo Sazonal).
Desta forma, para encerrar esta primeira etapa, deixo-lhes um lembrete:
"O que está em cima é como o que está embaixo. E o que está embaixo é como o que está em cima"
(Lei da Correspondência)
Nienna- Neófito
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos